sábado, 20 de outubro de 2012

A afetividade na relação professor-aluno



A afetividade na relação professor-aluno, apesar de, muitas vezes, passar despercebida por algumas pessoas, é de suma importância. Muitas crianças são rejeitadas pela família e também pela sociedade, crescem com esse sentimento de exclusão e nessa trajetória podem fazer escolhas boas ou ruins.
A criança nasce com um corpo fisiológico humano, porém são as condições do meio em que ela vai se desenvolver que a humanizará, portanto, a responsabilidade de conduzir a criança para um bom ou mau caminho será das pessoas que estarão ligadas a ela, nos primeiros meses a família e logo depois a escola entra em ação, fazendo parte dessa caminhada, através dos seus profissionais juntamente com os pais.
A fase de desenvolvimento da criança na escola é muito importante, será onde ela aprenderá a se socializar, conviver com outras pessoas, aprender quais são seus direitos e que deveres têm para uma boa convivência em sociedade.
As pessoas criticam os vândalos e delinqüentes, no entanto não param muito para refletir, fazer as seguintes perguntas: Essas pessoas já nasceram assim? Ou se tornaram assim? Não se pode generalizar, mas muitas pessoas se desvirtuam devido à maneira como são tratadas. Se tiver uma família carinhosa e for criada com respeito dificilmente seguirá um mau caminho, mas se no decorrer de seu desenvolvimento só encontrar críticas, maus
tratos, rejeição, essa criança tratará as pessoas da mesma forma como foi tratada, a conduta e a formação de uma criança refletirão no seu futuro, na maneira de agir e pensar.
As pessoas são movidas pelo carinho, compreensão e valorização, por isso temos que parar e refletir como estamos tratando nossas crianças e lembrar da teoria de que para cada ação existe uma reação.
É diante dessa reflexão que se percebe que trazer uma criança ao mundo requer muita responsabilidade, assim vemos também a importância de escolha da profissão de educador, muitas vezes a criança é fruto de abusos e maus tratos por parte dos responsáveis. Contudo nós educadores podemos colocar em prática o afeto diante de situações como essas, tentando preencher a rejeição que essas crianças trazem consigo do âmbito familiar. Assim devemos exercer nossa profissão com amor, respeito, fazendo a diferença e preparando os cidadãos do futuro.

5 comentários:

  1. ola josy gosstei muito do seu tema afetividade e o relacionamento professor e aluno. e tambem quando voce fala que as pessoas são movidas pelo o amor concordo e adiciono mais o carinho e gostam de ser valorizados cativados, e com as crianças não e diferente. Elas estão sempre aberta para dar e receber amor e carinho e por isso vamos amar e respeitar porque o amor e uma troca.

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  2. No âmbito da educação infantil, a inter-relação da professora com o grupo de alunos e com cada um em particular é constante, dá-se o tempo todo, na sala, no pátio ou nos passeios, e é em função dessa proximidade afetiva que se dá a interação com os objetos e a construção de um conhecimento altamente envolvente.
    Essa inter-relação é o fio condutor, o suporte afetivo do conhecimento, neste caso, o educador serve de continente para a criança

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  3. Afetividade é chave de tudo na educação, principalmente na educação infantil, tendo em vista que o professor passa mais tempo com os alunos que os seus próprios pais. Por isso há um elo de confiança e afeto para com aquela criança.

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  4. Penso que a afetividade é um fator necessário à todos, porém,vejo que na educação infantil é essencial que o professor trate seus alunos com carinho, afeto, pois, nessa etapa da vida o professor pode agir tanto positivamente como negativamente, e nesse último caso causando danos irreversíveis na vida desse individuo.

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  5. Afetividade
    A afetividade é parte de nossa vida psíquica e para estudar o ser humano temos que considerar a importância dos afetos. Muitas vezes programamos uma forma de agir e quando nos deparamos com a situação fazemos tudo completamente diferente. Isto acontece porque os afetos interferem no nosso comportamento. Para algumas teorias, os afetos dão significado aos estímulos do mundo externo. A vida afetiva é composta por dois afetos básicos que são o amor e o ódio e que também estão juntos em nossas ações e pensamentos. Ao falarmos em afetividade temos que considerar as emoções, que são expressões da vida afetiva e que são acompanhadas de reações breves e intensas do organismo em resposta de um acontecimento inesperado. A emoção aparece acompanhada de fortes batimentos cardíacos e, por muito tempo, este fato fez com que as pessoas acreditassem que o coração fosse o lugar das emoções. Tremores, risos, choro, lágrimas, expressões faciais, jeito de falar e outras reações orgânicas também acompanham as emoções. Cada cultura tem expressões diferentes para as emoções. Estas reações são descargas de tensão do organismo emocionado. Em toda cultura, além de acontecer uma estimulação para certos tipos de expressão emocional, há a repressão de outras

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