segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Texto sobre as INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: A EDUCAÇÃO SOB A ÓTICA DA DIVERSIDADE




 INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: A EDUCAÇÃO SOB A ÓTICA DA DIVERSIDADE
               
Na abertura do projeto interdisciplinar tivemos como palestrante o Prof. MSc. Luis Sergio Castro de Almeida da universidade federal da amazonas, que abordou o tema sobre as idéias de Howard Gardner e Humberto Maturana no pós-construtivismo uma possível e futura educação na região amazônica. 
Deforma que é vem conceitua as inteligências múltiplas Howard Gardner, onde ele define a inteligência como: A capacidade de resolver problemas ou criar produtos que sejam valorizados em um ou mais culturas. Na definição de inteligência como uma capacidade. Ele não nega o componente genético. Todo mundo nasce com um potencial demarcado pela genética. Estes potenciais serão desenvolvidos de uma maneira ou outra, dependendo do ambiente, as nossas experiências, educação, etc. Até agora temos assumido que o conhecimento humano era unitário e que era possível descrever adequadamente as pessoas como tendo uma inteligência única e mensurável. Bem, a verdade é que realmente temos pelo menos nove diferentes inteligências.
Ele vem colocar de forma bem clara e evidente as inteligências que todos nós temos dentro da gente como:
A inteligência Visual-Espacial é a capacidade que se tem de formar um modelo mental do mundo espacial e poder operacionalizá-lo usando esse modelo.
A inteligência naturalista se refere à habilidade humana de reconhecer objetos na natureza.
 A inteligência lógica-matemática corresponda ao modo de pensar logicamente do hemisfério e com o que a cultura ocidental sempre foi considerada a única inteligência.
Use o seu raciocínio lógico para entender causa e efeito conexões, relações e ideias.
Ela permite que o aluno pense criticamente, faça cálculos complexos, raciocine cientificamente estabeleça relações entre vários aspectos e imagens abstratas e operar com imagens mentais.
A inteligência corporal – sinestésica é a capacidade de usar o corpo para as atividades ou resolver problemas, usar o corpo e a mente na execução de habilidades motoras, tarefas físicas e manipulação de objetos.    
A inteligência lingüística é a capacidade de usar a linguagem oral e escrita para informar, comunicar, persuadir, entreter e aprender novas habilidades.
A inteligência intrapessoal é Capacidade de fazer autoconhecimento e as aspirações, objetivos, emoções, pensamentos, idéias, preferências, crenças, pontos fortes e fracos de si próprios.
A inteligência interpessoal capacidade de captar os sentimentos e necessidades dos outros, relações conhecidas, exercitar habilidades de liderança cooperativamente a funcionar eficazmente, reconhecer e fazer intenções entre as pessoas, comunicar verbalmente e não verbalmente.
A inteligência musical é a capacidade de compreender ou se comunicar emoções e idéias através da composição da música e de sua execução.
A inteligência existencialista ele ainda esta em discussão...
Ela também explicou um pouco sobre os espectros das inteligências:
 É com essas estruturas que o ser humano parte para a busca da compreensão deste mundo que se apresenta para ele de maneira tão complexa e variada, e sob esses aspectos o homem procurando construir sua identidade, desenvolve internamente, um universo imaginativo próprio da espécie humana. 
A compreensão desse universo imaginativo é de vital importância para o processo de aprendizagem.
Aprendemos muito com a palestra do professor sobre teoria das inteligências múltiplas apresentadas por ele através de uma compreensão mais ampla dos seres humanos e as diferentes formas que ele tem de aprender, e expressar suas habilidades intelectuais e sociais.
Apesar de essas inteligências serem independentes entre si, raramente uma delas funciona de forma isolada”.





8 comentários:

  1. Acredito que devemos nos debruçar mais acerca desse tema, pois sem dúvida é algo que contribuir muito com a tão almejada qualidade na educação. Percebemos ao longo da história da humanidade, a ênfase dada à inteligência lógico-matemática e a linguística. Penso que ainda hoje não conseguimos nos libertar totalmente desse pensamento, mas acredito que estamos no caminho, devemos trazer isso para dentro do espaço escolar.

    ResponderExcluir
  2. Tivemos uma semana de estudos científicos a cerca das Inteligências Múltiplas - Gardner que foram de grande relevância para todos envolvidos neste processo. Contudo cabe ao professor proporcionar os estímulos que irão favorecer na inteligência com que cada aluno provém. Pois essa inteligência é inata, o que está faltando é estímulos para que o mesmo possa desenvolvê-las.

    ResponderExcluir
  3. Diante desta semana dos estudos de Howard Gardner, ficou claro para nós que as diversas inteligências que o homem tem, possibilitando a ele não ser bom em matemática ou em em português, podendo ele ser um grande pintor , ator, jogador etc. Cabe a nos estarmos atendo as suas dificuldades e possibilitar a ele desenvolver as suas outras inteligencias.

    ResponderExcluir
  4. Legal exeslente texto, bom ter lembrado desse pequeno estudo, bastante proveitoso,pois, nos posibilitou varios conhecimento a cerca das diversas inteligencias.Esses conhecimentos variados a cerca dos das habilidades sao os que nos proporcionam caminhar para compreenção dos problemas apresentados cotidianamente.!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. josemara por favor, nao faça mais isso no seu blog.

    ResponderExcluir
  6. Projeto interdisciplinar foi sensacional, para nossa formacão acadêmica. Aprendi e compreendi a cgontextualizacão sobre Gardner Inteligências Múltiplas. A educacão sob a ótica da diversidade e sobre diversos temas lúdicos.Aravés das esxperiências apresentadas, texto lidos podemos observar as praticas pedagogicas com novos olhares e refletir sobre as possibilidades de levar aos alunis uma maior interacão com as experiências de leituras e escrita de forma interdisciplinar e aparti dos gêneros textuais...

    ResponderExcluir
  7. desculpa pelas falhas de português.....rsr

    ResponderExcluir