terça-feira, 9 de outubro de 2012

RISCOS JURÍDICOS - TEXTO SOBRE INTERNET COM EDUCAÇÃO



TEXTO SOBRE INTERNET COM EDUCAÇÃO – RISCOS JURÍDICOS

O texto vem nos alerta como devemos tomar alguns cuidados com utilização da internet através das redes sociais, o que devemos posta ou até mesmo comentar ou compartilhar algum de outras pessoas, para que não venhamos nos prejudica futuramente em nossas vidas sociais.
De forma que também nós como pais de crianças e adolescente devemos esta atenta na utilização das redes sociais na internet pelos nos filhos, devermos fica atento para tudo que eles fazem na utilização da internet tanto em casa quanto nos seus celulares.   Autora Cristina Sleiman vem colocar que:
Pelo art. 22 da ECA, que complementa as obrigações elencadas no Código Civil, aos pais, incumbem o dever não apenas de sustento, mas também de guarda e educação de seus filhos. Portanto, não apenas moralmente, mas também juridicamente, os pais têm o dever de zelar pela segurança do filho e muitas vezes isso envolve disciplina e monitoramento. Não há invasão de privacidade entre pai/mãe e filho, mas sim um cuidado necessário. Isto não quer dizer que os pais tenham que ler linha por linha do que seu filho escreve em uma mensagem, mas deve sim, procurar saber com quem ele está conversando, ou que tipos de fotos ele está passando para seus amigos. Além disso, os pais têm também o dever de orientar e cuidar da educação dos filhos e prepará-los para a vida.
Tanto nós como mães e pais temos a obrigação de orientar e de alertar nossos filhos ao perigo que eles correr nas redes sociais e devemos cuidar cada vez mais das nossas crianças e adolescentes, tanto na educação familiar e escolar, pois faz parte também das escolas e dos professores trabalharem na orientação da utilização das redes sociais dentro das escolas através da disciplina de informática, faz com que eles venham a pensar no que eles estão posta na internet o tempo todo e ate mesmo podando sua vida em perigo o tempo todo. Para a autora:
A responsabilidade do professor vai além da sala de aula, deixando de lado a questão do compromisso com seus alunos, que espero ser inerente a cada um no momento de sua escolha profissional, temos a questão de responsabilidade por nossos atos, seja por ação ou omissão. Portanto, saber que alguma coisa está acontecendo e não tomar providência nenhuma, pode ser perigoso.
Para que haja uma orientação e um cuidado maior a escola dever de trabalha em conjunto com os pais, a comunidade, os professores em busca de um método para utilizar na prevenção e na utilização das crianças, dos adolescentes, dos jovens e até mesmo dos pais na hora que forem fazer a utilização da internet em casa ou em outros locais.

Um comentário:

  1. a internet como um veiculo de comunicação prospera a cada dia e mais pessoas são beneficiada com isso, mas, como todo veiculo de comunicação tambem tem os seus prós e contras, assim como tras coisas maravilhosas o prejuiso também é notório, compras, conversas, diversividades na rede tem que tomar cuidado com os riscos que a mesma oferece, principalmente no que se refere com crianças e internet, muitas usam o sistema sem que pais e responsáveis saibam o conteudo de suas conversas, o perigo é notorio, a única solução mais eficaz ainda é a prevenção e o acompanhamento dos pais e responsáveis.

    ResponderExcluir